CAPACITORES DE MOTOR

Capacitores de partida de motores elétricos, são usados em motores monofásicos. A função de um capacitor de partida é muito simples, lógico, serve para auxiliar na partida de um motor elétrico, mas qual é realmente seu regime de trabalho! como ele auxilia nessa partida! como saber se ele esta queimado! Que energia ele fornece para que o motor de a partida! bom tudo isso eu vou explicar agora, tudo aqui neste tutorial. Obs: Quando acabar de ler as explicações, favor deixar seu comentário seja elogios ou críticas para que possamos estar melhorando cada vez mais as nossas dicas de elétrica.


Existem duas utilização de capacitores de partida, uso permanente ou uso instantâneo, uso permanente é quando o capacito é usado diretamente em conjunto com a bobina do motor sem o uso de uma chave centrífuga ou algum tipo de relé, quando o motor da a partida o capacitor auxilia na partida, mas permanece ligado em conjunto com a bobina do motor permanente. Já o uso do capacitor instantâneo, o mesmo é ligado em uma chave centrífuga ou um relé, após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação nominal a chave ou o relé desliga o capacitor.

O capacitor auxilia a partida de um motor monofásico da seguinte forma; Ele cria uma diferença de fase que se torna necessária entre os campos magnéticos auxiliando no torque de partida do motor monofásico.Nota; O capacitor de partida para motores monofásicos tem a função de criar um conjugado de partida, adiantando assim a corrente de uma tensão em mais ou menos 90°.

Para saber se um capacitor de partida esta queimado é muito simples; Primeiramente os capacitores de partida tem a medição em micro farads, todas as características técnicas destes equipamentos ficam descritos em suas carcaças. Localize na carcaça do capacitor qual é a sua medida em micro farads
 Capacitores de Partida de Motores Elétricos.

capacitoresNota; Este capacitor tem sua medida de 8 micro farads,para saber se este capacitor estar ou não danificado, primeiramente teremos que ter um multímetro com a escala que mede micro farads, quase todos os multímetros tem essa escala.Selecione a escala do multímetro em micro farads; Obs:No multímetro vai ter uma sigla igual a do capacitor,feito isso é só conferir o valor, se o valor não for o mesmo que esta descrito na carcaça do capacitor ,faça a substituição do mesmo.

Os capacitores armazenam a energia elétrica com base no valor de seus micro farads conforme tensão aplicada,o capacitor quando ligado a um motor fornece energia para que o motor monofásico de a partida.Nota;Os capacitores de partida da um impulso elétrico nas bobinas do motor durante a fase de partida.

Vejam Também; Comando Elétrico Para Motores

Lembrando que quando for trocar um capacitor, aguardar por alguns segundo até que o mesmo seja totalmente descarregado; Motivo: Capacitores armazenam energia em seu interior, mesmo estando desligado ele pode gerar choque elétrico, então a melhor opção e esperar o mesmo descarregar totalmente para evitar choque elétrico.

Ordenar: